Os médicos da Maternidade Regional de Camaçari anunciaram restrição nos atendimentos a partir do próximo dia 3 de abril na unidade médica. Os pacientes avaliados como fichas verdes e azuis não serão atendidos no local em razão do movimento confirmado pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed).
As restrições são motivadas por cobranças de quantidade baixa de profissionais nos plantões, reajuste salarial e condições de trabalho. Conforme o Sindicato, a empresa gestora já promove um plano de contingenciamento para obstetras, em razão da quantidade limitada de profissionais.
Em nota, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), que administra a Maternidade Regional de Camaçari, afirma que há um edital para a contratação de novos médicos e que não há atrasos nos pagamentos. Sobre reajustes, a Fundação destaca que está na fase final para a implementação do novo valor.
Confira a nota completa da FESF-SUS:
A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) reafirma seu compromisso com a qualidade da assistência prestada na Maternidade Regional de Camaçari e com a valorização dos profissionais que integram a equipe de saúde da unidade.
Em relação às questões levantadas pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), a FESF esclarece:
• Edital de credenciamento em aberto: Atualmente, há um edital de credenciamento aberto para a contratação de novos médicos, buscando ampliar a equipe e fortalecer o atendimento à população.
• Pagamento em dia: A FESF destaca que não há atrasos nos pagamentos dos médicos que atuam na maternidade. Os pagamentos são realizados regularmente, respeitando os prazos estabelecidos, condicionados à entrega da documentação necessária por parte dos profissionais — uma prática transparente e essencial para garantir a correta prestação de contas.
• Reajuste Salarial – Conforme discutido de maneira transparente com toda a equipe, estamos na fase final para a implementação do reajuste salarial.
• Diálogo contínuo: Reforçamos que a FESF mantém uma postura aberta e colaborativa, promovendo diálogos frequentes sobre os valores remuneratórios e demais condições de trabalho.
A FESF acredita que a construção de soluções passa, necessariamente, pelo diálogo e pela cooperação entre todos os envolvidos, sempre com o foco em assegurar um atendimento humanizado e de qualidade para a população de Camaçari e região. Seguiremos empenhados em fortalecer esse canal de comunicação e construir, juntos, caminhos que beneficiem tanto os profissionais de saúde quanto a assistência à comunidade.
Com informações do Bnews